terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Nomeações Óscares 2013

E chega finalmente o talvez maior evento da indústria cinematográfica: os Óscares.

Não nos iludemos: a Academia não deixa de ser uma empresa em Hollywood, pelo que vão ser sempre os "grandes filmes" a ser nomeados. Geralmente, quanto maior a promoção para um filme, maior a probabilidade de ser nomeado. Já para não falar das pessoas mais populares ou como se perdem tantos bons vencedores em nome do "tempo em activo" ou os "prémios de consolação", factores sempre presentes na escolha dos vencedores. Sim, eu sou daqueles que critica a Academia por continuar a dar atenção à propaganda, mais do que à qualidade cinematográfica.

Não obstante, este ano surge esperança com Amour entre as maiores categorias. Não só é um filme europeu como é, de facto, excepcional. Espero que este seja um sinal de uma nova era.

Contudo, são factos: trata-se da cerimónia de prémios mais antiga do entretenimento, a mais comemorada e a mais prestigiada. E, para cinéfilos, é sempre um evento a seguir. Para mim, continua a ser a época em que olho para o ano que passou e relembro os meus filmes preferidos. E quem não gosta de uma boa aposta?

Apresento-vos então os nomeados para este ano (informação tirada da Wikipedia.com, site oficial aqui):

Melhor Filme Melhor Realizador
Melhor Actor Melhor Actriz
Melhor Actor Secundário Melhor Actriz Secundária
Melhor Argumento Original Melhor Argumento Adaptado
Melhor Filme de Animação Melhor Filme Estrangeiro
Melhor Documentário Longa-Metragem Melhor Documentário Curta-Metragem
  • InocenteSean Fine and Andrea Nix Fine
  • Kings Point – Sari Gilman and Jedd Wider
  • Mondays at RacineCynthia Wade and Robin Honan
  • Open Heart – Kief Davidson and Cori Shepherd Stern
  • RedemptionJon Alpert and Matthew O'Neill
Melhor Filme Curta-Metragem Melhor Filme Animado Curta-Metragem
  • AsadBryan Buckley and Mino Jarjoura
  • Buzkashi Boys – Sam French and Ariel Nasr
  • Curfew – Shawn Christensen
  • Death of a Shadow (Dood Van Een Schaduw) – Tom Van Avermaet and Ellen De Waele
  • Henry – Yan England
Melhor Banda-Sonora Original Melhor Canção Original
Melhor Edição de Som Melhor Mistura de Som
Melhor Design de Produção Melhor Fotografia
Melhor Maquilhagem e Penteado Melhor Guarda-Roupa
Melhor Edição Melhores Efeitos Especiais

Surpresas? Algumas.

É muito, muito bom ver Amour entre as categorias mais importantes. Foi um dos meus filmes preferidos de 2012 e é sem dúvida dos melhores que foram feitos o ano passado. Ver a Academia reconhecer não só um excelente filme como também o cinema europeu é uma agradável surpresa.

Sem grande choque, Lincoln lidera as nomeações. Certamente que para os americanos o filme diz muito e é possível que seja um dos grandes vencedores. Para o resto do mundo, fica a curiosidade. Não é o filme que mais anseio ver de entre os nomeados.

Ainda só tive a oportunidade de ver Amour e Les Miserábles, de entre os filmes nomeados para Melhor Filme. Espero conseguir ver mais até dia 24 de Fevereiro (quando o evento ocorre), contudo acredito que continuarei a defender Amour para este grande prémio. Les Miserábles tem, a meu ver, grandes chances na grande categoria.

Quanto à realização... Michael Haneke, claro! A menos que a Academia ache que já não dão um Óscar ao Spielberg há muito tempo... Mas, por favor, Haneke é um melhor realizador que Spielberg!

Apesar de Denzel Washington e Daniel Day-Lewis parecerem ser os preferidos para a categoria de Melhor Actor, acho que a verdadeira luta é entre Daniel Day-Lewis e Hugh Jackman. O trabalho de Jackman em Os Miseráveis é impressionante, merecedor de Óscar. Ganhá-lo-á? Acho que Day-Lewis pode muito bem contar com um terceiro Óscar... Mas, por aqui, apoiamos Hugh Jackman!

Melhor Actriz, Emmanuelle Riva. É simples: podem negar todos os prémios a Amour, excepto o prémio de Melhor Actriz. Emmanuelle Riva dá a performance que todas, todas as actrizes devem tentar atingir (sim, até a tão venerada Meryl Streep ainda não fez uma actuação como a que Riva oferece).

Actriz Secundária, Anne Hathaway. É a preferida e fez uma actuação surpreendente. Ainda me lembro das pessoas estarem bastante cépticas quando souberam que ela faria de Catwoman no O Cavaleiro das Trevas Renasce, acreditando que não tinha cabedal suficiente para o papel. Acabou por ser a actuação mais impressionante e marcou Hathaway como uma das melhores actrizes da actualidade. Sim, é verdade. Prepara o discurso Anne (a menos que a Academia nos faça uma má surpresa e dê o Óscar a Amy Adams, que já anda atrás dele há alguns anos... Esperemos que seja apenas eu a pensar em voz alta).

Actor Secundário, ainda não vi nenhuma das actuações, não tenho opinião sobre o assunto. Christoph Waltz e Philip Seymour Hoffman parecem-me os prováveis vencedores.

Infelizmente não vi nenhum dos filmes de animação nomeados, mas tenho a dizer: todos os filmes nomeados parecem merecedores da distinção.

Apesar de ter visto poucos nomeados, aqui vão os meus restantes palpites: A Vida de Pi para Melhor Fotografia, Django Libertado para Melhor Argumento Original (ainda não vi, mas este parece ser o favorito. Moonrise Kingdom seria um bom vencedor, já vi o filme e aprovo. Apesar de Amor estar nomeado nesta categoria, parece-me improvável ser o vencedor), sem qualquer opinião para Melhor Argumento Adaptado, Amor parta Melhor Filme Estrangeiro, Skyfall para Melhor Canção Original (sim Adele, vais levar o Óscar quase de certeza), Maquilhagem e Efeitos Especiais para O Hobbit (que também já vi, e de facto não merece mais do que isto), e infelizmente não tenho mais nenhuma opinião em relação às outras categorias.

Ausências? Sinceramente, nenhuma. Talvez alguns actores de O Exótico Hotel Marigold merecessem uma distinção, mas o filme foi lançado muito fora da "época dos Óscares" (outra injustiça). De qualquer forma, acho que a Academia soube escolher.
O Cavaleiro das Trevas Renasce, ainda que dos filmes que mais gostei de ver, não é verdadeiramente merecedor de qualquer uma das categorias.
Estou admirado que filmes como Hitchcock e Killing Them Softly tenham passado despercebidos. Apesar de não os ter visto, parecem-se ser filmes que a Academia tipicamente escolheria.

Até dia 24 de Fevereiro, toca a ver tantos filmes quanto possível!

Sem comentários: